Disaster Recovery: o que é e qual sua importância no cenário de segurança da informação?
A tecnologia tem evoluído em uma velocidade tão impressionante quanto o surgimento de ameaças. Apenas em 2020, foram encontradas 268 mil novas variantes de malwares — um aumento de 74% em comparação com o ano anterior.
Diante desse novo cenário, é preciso preparar a sua empresa. Além da proteção dos dados, é importante focar no gerenciamento de riscos e na criação de estratégias para lidar em casos de roubo ou vazamento de informações.
Nesse sentido, ter um plano de recuperação de desastres pode fazer a diferença ao impedir grandes prejuízos financeiros ou até a perda de credibilidade no mercado. Tem interesse no assunto? Continue a leitura!
O que é Disaster Recovery?
Disaster Recovery (Recuperação de Desastres) é um conjunto de medidas tomadas para que as empresas atuem de maneira adequada em casos de acidentes de TI.
Para tanto, é criado um plano cujo foco é delegar a execução e o acompanhamento de ações em diversos tipos de cenários. Na prática, esse documento considera o que deverá ser realizado, em qual ordem e por qual profissional.
Instruções detalhadas para cada caso e estratégias de recuperação bem definidas são essenciais para que os dados e sistemas da sua empresa não fiquem indisponíveis por muito tempo. Também vale ressaltar que cada plano de DR será único e derivado do cenário próprio de cada companhia.
Por que sua empresa precisa de um plano de Disaster Recovery?
Em pleno 2021, quando empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia para continuarem suas operações, não ter um plano de contingência é dar sorte para o azar.
Com o home office, armazenamento remoto e todas as informações sendo enviadas e recebidas de forma digital, é impossível continuar uma empresa sem estar conectado à internet.
Obviamente, existem diversos benefícios no emprego dessa tecnologia, como aumento da produtividade e análises baseadas em dados. Por outro lado, sem uma estrutura eficiente de proteção, as empresas se tornam alvos fáceis de ataques.
Fique atento a alguns dos principais riscos e conte com um plano de recuperação para proteger os seus dados e garantir que a sua empresa volte aos negócios o mais rápido possível.
Crimes cibernéticos
Atualmente, as informações são um dos maiores ativos de uma companhia. Nesse sentido, os dados dos usuários e de consumidores também são alvos valiosos para os cibercriminosos.
Hackers podem invadir os sistemas da sua companhia, causando prejuízos. Por isso, protegê-los deve fazer cada vez mais parte do cotidiano dos gestores de TI.
Falhas nos equipamentos
Equipamentos que compõe a infraestrutura de TI também podem falhar, mas isso não significa aceitar que imprevistos aconteçam. Manutenções preventivas auxiliam na diminuição de paradas não programadas, panes e peças queimadas.
Erros humanos
De maneira inocente ou até propositadamente, um funcionário pode cometer erros. Clicar em um arquivo suspeito, acessar a rede por meios não seguros e enviar arquivos confidenciais deliberadamente podem comprometer a segurança.
Diante disso, educar os colaboradores a partir de treinamentos e políticas de segurança, também é fundamental.
Desastres naturais e queda de energia
Empresas que não têm geradores para reestabelecer a energia elétrica podem sofrer com panes e queima de aparelhos, causando a interrupção do sistema e do trabalho.
Além disso, desastres como incêndios, alagamentos também podem causar a destruição de computadores, servidores e demais equipamentos. Ou seja, não ter uma política de recuperação de desastres significa ficar refém de ações que estão fora do controle de qualquer pessoa.
Como preparar sua empresa para a recuperação de desastres?
Você já conhece os riscos mais comuns em todas as empresas, mas para estar realmente preparado, é preciso ter um detalhamento do cenário da sua companhia.
O disaster recovery se baseia em alguns pilares para que a organização, mesmo diante de acasos, possa recuperar seus dados, serviços e operações de forma ágil.
Identifique e avalie os riscos
Realize o levantamento de todas as possíveis ameaças e riscos. Ao elencar as principais e prováveis vulnerabilidades, não foque apenas no setor de TI, mas na empresa inteira.
Análise diversos departamentos para identificar quais são os pontos que precisam ser mitigados imediatamente, quais necessitam mais tempo e investimento e quais não podem ser prevenidos.
Assim, com as prioridades estabelecidas, é hora de avaliar os riscos e começar a desenhar o plano de recuperação.
Eduque todos os departamentos
Já que toda a companhia pode sofrer com desastres, una todos os colaboradores a fim de educá-los. Treinamentos, padronização de tarefas e automações permitem o envolvimento de todos da empresa.
Instrua, em conjunto com o setor de TI, como os colaboradores devem acessar e salvar as informações críticas.
O monitoramento dos processos, quando padronizados, é facilitado. Gestores e diretores devem incentivar as equipes a seguirem as políticas de segurança e garantir que todos saibam o que fazer caso alguma adversidade ocorra.
Crie uma equipe de gestão de crise
Essa equipe será responsável por solucionar os problemas em ocorrência e colocar o plano em ação de acordo com as demandas estabelecidas previamente, e com autonomia para tomada de decisões.
Lembre-se de capacitar tais colaboradores em tecnologia para que possam identificar as perdas, mitigar os danos e recuperar informações e dados em casos de desastres.
Conte um parceiro especializado em segurança
Se a sua empresa não conta com profissionais especializados, escolha um parceiro experiente nessa área. É por meio de uma consultoria personalizada que problemas podem ser levantados na sua estratégia. Identificar riscos, vulnerabilidades e fraquezas na segurança é mais fácil quando se tem conhecimento do que procurar.
Ter um apoio também envolve reduzir os riscos e realizar ações de prevenção para mitigar possíveis vulnerabilidades, tornando o seu ambiente mais seguro. Equipes que ficam à disposição e um suporte forte podem salvar os dados, informações e equipamentos da sua empresa.
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