Gerenciamento de Dados 360: O que isso significa na prática?
O Gerenciamento de Dados 360 supera os desafios de disponibilidade, proteção, visibilidade, conformidade e armazenamento.
A informação é um ativo estratégico de qualquer empresa, e por isso deve ser tratada da melhor forma possível. A tecnologia da informação traz inovações neste sentido a todo momento, e uma delas é o Gerenciamento de Dados 360. Você já ouviu falar neste termo? Sabe o que isso significa na prática? Acompanhe nosso post!
Gerenciamento de Dados 360
O Gerenciamento de Dados 360 nada mais é do que uma abordagem completa na gestão de informação.
Sua maior aplicação atual se dá na nuvem, em especial a cloud híbrida e a MultiCloud. Por serem ambientes mais complexos, elas demandam maior controle de dados. Isso acontece porque a migração dos dados para a nuvem ocasiona dificuldades de visualização e disponibilidade, além do risco à integridade (baixa proteção).
Para solucionar esse problema, a adoção do Gerenciamento de Dados 360 proporciona ao gestor proteção, disponibilidade e visibilidade. Esses são os três pilares mais importantes desse tipo de gestão.
Pense da seguinte forma: a nuvem é uma extensão natural da infraestrutura do datacenter da empresa. Portanto, a abordagem completa na gestão da informação aplicada à cloud deve propiciar o mesmo benefício que o gerenciamento da própria estrutura. Isso significa migrar, visualizar, proteger e mover cargas de trabalho e dados, independentemente do local onde estão armazenados.
Proteção
A proteção unificada de dados em ambientes multinuvem, seja físicos ou virtuais, garante a recuperação da informação de qualquer carga de trabalho. Além disso, é possível acessar, por autoatendimento, as cópias de dados virtuais.
Disponibilidade
Uma das características do Gerenciamento de Dados 360 é a disponibilidade de dados e cargas de trabalho em todos os locais e plataformas. Essa liberdade de movimentação e migração se torna uma vantagem competitiva para o gestor.
Visibilidade de dados
A empresa que possui visibilidade no Gerenciamento de Dados 360 é aquela que sabe tudo sobre o conteúdo de uma informação, bem como seu emitente e sua localização. Essa visibilidade proporciona a tomada de decisões fundamentadas. E isso não se restringe apenas aos dados estruturados.
Os dados não estruturados, como e-mails, vídeos, documentos e arquivos, compõem a grande maioria do total de informação e são os mais difíceis de identificar. Com o Gerenciamento de Dados 360 é possível ter visibilidade inclusive dessas informações.
O Gerenciamento de Dados 360 na prática
As organizações que realizam o Gerenciamento de Dados 360 correm menos riscos na sua atividade, reduzem os custos de armazenamento e possui maior controle sobre suas decisões.
A visibilidade diminui os riscos de uma empresa ser autuada pela Receita Federal, uma vez que o controle sobre os dados contribui para a conformidade legal (compliance). No mesmo sentido, quando se tem controle sobre a informação, é mais fácil protegê-la. Assim, os riscos de violação de dados também são reduzidos.
A disponibilidade total de dados, por outro lado, contribui para a tomada de decisões mais rápida. O acesso à informação e sua mobilidade possibilita que o gestor fundamente suas ações de forma mais segura.
Por fim, quando uma equipe de TI adota o Gerenciamento de Dados 360, consegue avaliar se a informação é necessária ou não. Dessa forma, é possível excluir dados inúteis ou removê-los para ambientes mais baratos. A consequência é evidente: otimização do armazenamento e economia de recursos.
Com o Gerenciamento de Dados 360, é possível superar os desafios de disponibilidade, proteção, visibilidade, conformidade e armazenamento. Essa ferramenta possui ótimo custo-benefício, pois se apresenta mais escalável e econômica do que o uso de ferramentas individuais não-projetadas para trabalhar em conjunto.
Ainda não adotou o Gerenciamento de Dados 360 na sua empresa? Conheça a StorageOne, uma Service Provider especializada neste serviço, integradora de TI da VERITAS, uma das líderes mundiais neste tipo de tecnologia. Disponibilidade, visibilidade e proteção dos dados são garantidas.